terça-feira, 17 de abril de 2012

Em Dia Com: Vik Muniz


Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, nasceu em São Paulo em 1961, foi radicado em Nova York, onde vive desde os 23 anos de idade. De origem humilde, o artista plástico, fotógrafo e desenhista autodidata, começou a reverter sua situação quando passou a utilizar materiais inusitados em suas obras, como manteiga, amendoim, chocolate e o lixo. Hoje ele é mundialmente reconhecido. Ele não se limita a só criar as obras, mas preocupa-se com o bem social das classes menos favorecidas. Segundo Muniz "os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente. Não acredito em arte política".
De todos os trabalhos realizados pelo artista, utilizamos o documentário conhecido como "Lixo Extraordinário" foi nosso objeto de estudo. O documentário foi produzido em 2009 no aterro Jardim Gramacho no Rio de Janeiro – o maior aterro sanitário da América Latina – com bases em produzir obras de arte utilizando lixo produzindo a imagem dos catadores daquela comunidade em seu cotidiano. O artista conseguiu transformar lixo em arte e com a arte modificou a vida dos participantes.
A transformação na vida destas pessoas aconteceu de modo que elas pudessem perceber a importância do lixo não só na sua vida econômica quanto na cultura de toda uma comunidade.
O documentário apresentou uma visão diferenciada diante da realidade daquelas pessoas, que mesmo sendo catadores de materiais recicláveis são detentores de experiências, conhecimentos e dignidades ímpar.



 



Algumas obras feitas por Vik Muniz 

Equipe O Cravo e as Orquídeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário