terça-feira, 17 de abril de 2012

Em dia com: Comunidade Gramacho




No dia 03 de março de 2012, terça- feira assistimos o filme “Lixo Extraordinário” do artista Vic Muniz. Com base neste filme, nosso grupo irá falar um pouco sobre a comunidade Gramacho situada dentro do maior aterro sanitário da América Latina, onde os moradores são os representantes do movimento nacional dos catadores de matérias recicláveis que buscam através desse lixo selecionado um meio de sobrevivência.
Os moradores da Comunidade Gramacho são pessoas com histórias de vidas marcantes, que realizam através desse trabalho tão digno, mas tão desvalorizado uma contribuição de grande importância ambiental. Os catadores que ali trabalhavam enfrentavam em sua grande maioria o preconceito de se estar em um lixão, muitos até escondiam de seus próprios familiares essa realidade; mais isso vem mudando através dos anos.
Um dos responsáveis por essa mudança foi o catador Walter; representante de quase 2.500 catadores do aterro; mesmo sendo analfabeto ele tinha um vasto conhecimento sobre o assunto; falando de sustentabilidade como ninguém e mostrando a todos os catadores que ele representava a importância que tinha o trabalho deles para toda a população e isso ele apresentava através de números e estatísticas comprovando o seu grande conhecimento neste assunto.
Infelizmente Walter vem a falecer antes que o filme fosse rodado, mas os seus ensinamentos estão até hoje guardados e aplicados no aterro de Gramacho. Já Tião Santos Presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho vêem representado a sua classe com toda dedicação e força de vontade, se mostrando um verdadeiro líder, colocando em 1° lugar os interesses da Comunidade.
Vic Muniz através da sua arte vem trazer àquelas pessoas a compreensão de que todas são importantes e talentosas e que o trabalho que eles exerceram tanto no lixão, como catador ou no ateliê como artistas são de suma importância e de grande valor.Trazendo a comunidade uma auto estima que antes não possuíam e que hoje faz parte dos rostos de cada catador.  

Equipe Interligadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário